quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Weimaraner

Weimaraner

Já fui criador dessa raça de cães, são superiores e especiais, e tenho algumas estórias para contar. Meu Pai, um eterno otimista, gostava de animais e mais ainda de aparecer, vaidoso, estava sempre na vanguarda de seu tempo. Ainda pequeno, na época da construção de Brasília, o engenheiro José Solano por lá trabalhou e, como bom aventureiro, achou na estrada um filhote de avestruz o colocando no carro, trazendo a ave para conhecer a cidade maravilhosa. Na ladeira do Leme tinha uma bela casa com um pátio grande aonde a ave seria cuidada pela minha mãe ( sobrava sempre prá ela ) e ele tomaria seus whiskys acompanhado das estórias do planalto central e amigos incrédulos, esse era o plano ! Falhou... O bicho sobreviveu uma semana e foi de encontro ao Padre eterno, morreu de fome, tadinho. Não , por favor, meu querido Pai não era má pessoa não, ele não deixou de dar milho, farinha com leite, migalhas de pão, e outros alimentos para a penosa. A moça não comia, simplesmente. O velho entrou em contacto com biólogos e estudantes do assunto, só que não se tinha celular nem o papai Google para ajudar e quando chegou o solução o óbito já tinha ocorrido. Explico : A mamãe Avestruz bota seus ovos e antes de chocá-los bica um e deixa lá apodrecendo, os outros quando saem vão comer as moscas do irmão morto, e assim a espécie sobrevive nos primeiros dias. Esse meu Pai...
Voltemos aos cães. Com mesmo espírito de vanguarda e exibição pessoal o Coroa passou na casa do Moogen , um biólogo famoso da época, e após a sua conversa fantástica e sábia, fez amizade com o cientista. Esse homem tinha os Weimaraners , um cão diferente e raro, lindo, pêlos prateados, olhos claros, belo porte e grande caçador. Papai voltou com a cadela no carro, tal qual o filhote de avestruz do passado, com uns quatro meses de vida eu vi Iaba, uma paixão logo de cara e um projeto de renda extra. Jovem, já morando em Ipanema e com casa no Alto da Boa Vista resolvi criar os cães. Munido das informações básicas e desfilando com aquela belezura fiz uma pesquisa de campo e vi um negócio bem rendoso : Investimento ZERO, custo de manutenção ( comida ) ZERO, venda FÁCIL, preço ÒTIMO, então nasceu meu canil de weimaraners, sucesso total ! Vendi alguns, e quando estava prosperando me mudei para a barra da tijuca, avenida “ F “ ( hoje Adilson Seroa da Motta), quadra da praia e me desfiz da criação, sem antes trazer a cadela Tula, filha de Iaba . Tulinha era um amor, conquistava todos com seu suspiro ao sentar e no cruzar elegante das pernas. Corria comigo na praia da barra, atrás dos pombos; era lindo vê-la tentar pegá-los, sem sucesso, mas com aquele porte de caçadora, que ao chegar perto da presa “ congelava “, isto é, a clássica pose de três patas no chão e a outra suspensa no ar, dobrada, prenúncio do ataque fatal ! Bons tempos de praia vazia. Barra da Tijuca limpa, mar caribenho todos os dias, saudades... Taciana tinha medo de todos os cachorros nessa vida, menos de Tulinha. Tulinha sabia das unhas treinadas da patroa e ao vê-la corria com seu focinho frio para o meio das pernas dela e suspirava esperando a divina carícia na cabeça. Bem, nem tudo é maravilha e a danada tinha problemas digestivos, com uma fabricação espetacular de gases tóxicos, coisa de louco! Porém, tudo tem um ponto positivo pois quando em uma reunião familiar algum conviva soltava um traque a coitada levava a culpa “ Foi Tulinha “, escurralada para fora aos gritos de Mamãe saía ela, cabeça baixa, para o jardim e o mão pálida se safava do vexame.
Eles são animais especiais e com uma boa dose de sorte você pode ter um “ Buck “ na sua vida. Meu amigo de colégio, infância e bar, foi convidado a levar para sua casa um belo macho, que escolhi em prova da minha forte amizade. E lá foi Luiz com aquele cachorrinho de 3 meses, já vacinado e rabo cortado ( Eu mesmo aprendi a cortá-los nas ninhadas, era fera nisso ! ), a cabeça de formato quadrado, pequena mancha no peito, cor adequada e patas grandes, um belo exemplar de weimaraner. O fato é que esse amigo morava no Flamengo em um apartamento que tinha uma área pequena, não adequada para receber o novo habitante. O plano “ B “ era , em caso de recusa da Mãe ( Dona Lúcia ) o quatro patas voltava lá prá casa e seria vendido, mas o bicho era charmoso e bonito demais! Aqueles olhos azuis conquistaram a família Castro, não deu outra, virou um ente querido da casa. Ele cresceu com o carinho habitual e a disciplina do meu querido Luiz e foi o animal mais humano que conheci : Educado, comportado e obediente ! Aprendeu a andar sem coleiras e atravessar a rua. Seu “ playground “ era o aterro do Flamengo, uma festa ! Ele corria feliz da vida, nas gramas, pegando as bolas que Luiz jogava, até um fatídico dia que a namorada do Antonio, tio do cão, levou o bichinho para andar de bicicleta com ela na pista escaldante do aterro ! Que sofrimento ! O animal foi até o MAM com aquelas almofadinhas que a espécie tem nas patas, um amortecedor natural, e voltou sem. Vocês já checaram um hambúrguer que está sendo feito com o pão por cima e dá aquela levantadinha prá ver o ponto da carne, uns 30 graus de inclinação já é o bastante para ver o cozimento, né ? Assim estava o Buck, com 4 hamburgers nas patas, olhos vermelhos e lacrimejantes, com Tereza a reclamar de Luiz “ Você disse que esse cachorro corria, que decepção... “ o bichinho mancava e olhava para o Pai em um suplício final “ Me afaste dessa mulher “ . E lá foi Luiz colocar as patas do bicho “ on the Rocks “.
Nossa casa em arraial era um paraíso e BUCK sabia que o mar era gelado, tanto que, ao olhar Tereza, corria desesperado para água, estranho isso, nunca entendi, cachorro tem cada coisa esquisita... Outro drama era CHOPP, um animal grande, pesado, e morador da praia grande, um boxer. O tal cão odiava o Buck, latia desvairadamente ao vê-lo, ódio mortal : Um feio e preso , o outro lindo e solto, de férias ! Sacanagem ! E aí se deu o embate, a tal bebida alemã se soltou das ferragens que o prendia e em um átimo correu na direção de Buck, indefeso adolescente, uma luta de um atleta de vale tudo com o cantor Fiuk, um cheiro de morte emergiu da areia branca , nós tínhamos que salvar o Buck ! Foi feito com coragem e valentia ! Cadeira de praia quebrando, barraca no quengo do cachorro e pau comeu, quando num lance de habilidade, entre uma dentada e outra, nossa vítima foi resgatada com vida.
Hoje sinto falta de um cão, amigo e parceiro, e se um dia você leitor quiser viver essa alegria animal tenha um weimaraner, com muita sorte e benção divina um outro Buck pode reaparecer aqui na face da terra mas longe, bem longe do aterro do Flamengo.

Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário