quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Chegou Natal

Chegou Natal



O espírito natalino já dá o ar de sua graça, as ruas se enfeitam, shoppings decorados, propagandas infindas nos jornais e televisão. Eu, pessoalmente, já não gosto do natal, cresci, sofri a desilusão de não acreditar no bom (será que ele é bom?) velhinho, fiquei velho e chato. Tem gente que adora, mesmo adulto, curte as brincadeiras de amigo secreto e outras babaquices que os que não gostam não podem dizer que não gosta, e isso é chato, você não quer participar da brincadeira e vai dizer pro teu chefe, me tire da lista! Duvido, perde a simpatia do grupo, vira um chato de carteirinha. Mas que é chato é, principalmente o amigo secreto que você escolhe teu próprio presente! Muito chato cadê a surpresa? Porém, são os tempos de contenção econômica, verba curta, fica como está e pronto, vá pra festa com teu presente disfarçado para não ser descoberto, teu amigo secreto pediu uma caneta, vá embrulhá-la em uma caixa de sapato! Se ele pediu uma sandália dê uma BIC e depois das risadas (forçadas de todos) tire de dentro de seu casaco a sandália escondida, etc... Que graça tem isso? Confraternização colega, hora de mostrar teu lado humano e alegre, se arrume direitinho (o patrão nota detalhes), não leve teu cunhado chato pra festa da empresa, ele bebe e fica se engraçando pra gostosa da secretária que o chefe está pegando, cuidado! Faça cara de compenetração (não é com a penetração não, isso é outra estória, mais erótica) e mire seu chefe ou o dono da empresa, reze nessa hora e acredite no sucesso desse ano e no mercado futuro, nas oportunidades vindouras no crescimento econômico da empresa, na solidez do negócio. Dê uma olhada na Mercedes nova do “big boss”, nos peitos de silicone da patroa e acredite que você vai ter um aumento no próximo ano! Creia nisso, leia “o segredo” e seja positivo colega, o sol nasce para todos, mas é muito mais gostoso no caribe, meu bom companheiro do departamento, sorria para o pessoal do RH, esses são muito sensíveis, e faça bonito na festa de fim de ano.

Você aí gosta do natal? Então vá parando sua leitura por aqui, eu vou falar mal. Não gosto da falsidade, do presente obrigatório, do Saara lotado, do cunhado e das bebedeiras natalinas. Castanha e nozes passo batido. Cidra, alguém já tomou coisa pior? Vinho, aí tem do bom e o garrafão, meio fora de moda, mas um sucesso ainda entre os menos favorecidos, o Peru e o pernil, nada que me faça bem e o fígado velho agradece quando como só o bacalhau, esse sim é uma exceção! A árvore é outro elemento complicado, eu nunca me dei bem com a dita cuja, me espeta, dá choque, caiem aquelas malditas bolinhas, enfim, essa brincadeira não é boa para um sujeito que não sabe segurar os 2 pauzinhos de comida japonesa...

O Papai Noel, esse é uma figura interessante, mora no frio o ano todo, faz porra nenhuma, só lê carta e coça o saco, é gordo, barrigudo e gosta de ouvir os pedidos da criançada. Dizem que tem um trenó e com uns viados puxando, devia chegar no mês passado e dar uma voltinha na avenida Atlântica com os milhares de viados da terra, na parada Gay! O nosso Papai Noel é um sofredor, naquela roupa quente, fazendo bico em shoppings, mas eu concordo com a atividade, desde que Eu não seja o Papai Noel da família, tudo bem!

As decorações, aí tem de tudo, os prédios se enfeitam ou se maquiam, sim prefiro entender como uma maquiagem, normalmente mal feita nas fachadas. Tem prédio que o síndico deve ser sócio da companhia de luz e dana-se a iluminar a fachada, normalmente com aqueles fios de pequeníssimos pontos de luz, que beleza, uma penteadeira de puta... Botam aquelas árvores com presentes vazios no hall de entrada, acumulando poeira (eu sempre espirro quando olho aquilo lá no canto). Mas as crianças gostam, disse a minha mulher, posso concordar, é um sonho é bonito na imaginação delas, tudo bem, estou até gostando... Mas Papai Noel escalando o prédio, aí é sacanagem! Fico muito PUTO mesmo! Propaganda enganosa. No meu tempo o bom velhinho vinha de noite pela chaminé ou janela (Mamãe dizia para deixar aberta, “Botei meu sapatinho na janela do quintal...”), eu aceitava, era crível que ele pudesse chegar de táxi, com o saco vermelho (o do Collor é roxo, não se esqueçam!) e colocar meu presentinho na janela, ou se fosse mais “descolado” entraria na casa, silencioso. Agora, vender a idéia, que o velhaco escala fachada, é demais! E está na moda, você compra o boneco e pendura (pendura a conta também, é fácil ) na varanda, na janela, a gosto. Tem um modelo que o “homem aranha da Ferrari” vem com escada e tudo! Isso me irrita, como pode, não há explicação, o velhinho não pode ser alpinista, nem ladrão. Tô fora dessa mentira, não comprem, deixe-me acreditar no que eu nunca vi, mas que venha de táxi, suba de elevador e deixe o meu relógio ROLEX debaixo da minha cama, viu? Vai que o gordinho despenca lá de cima...



Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário