quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sofrimento

Sofrimento

Tema delicado, sentimento direto, ligado a dor. A dor, já dizia o Dr. Jatene, “A dor é como o amor, só sabe quem sente”, verdade pura, a minha dor não será igual a sua; mesmo a física, cada um responde de uma forma, temos defesas maiores ou não. Não vou falar do lado triste do sofrimento, esse é banal, e mais simples. Quero falar do lado bom, o que pode nos trazer algo de muito positivo, nascendo no negativo. Posso dizer que sofrer é necessário, faz o nosso limite humano. As alegrias são sempre voláteis, curtas, rápidas e enganosas. Procure aí, dentro da cachola, os bons momentos de tua vida, tente relembrá-los, pescou um? Agora vá lá no fundo e pegue uma perda, uma dor maior, é fácil não é mesmo. A dor é lambari e a alegria um robalo, na pescaria da vida, temos mais lambaris, mas esse humilde peixe pode ser um bom peixe! Não desanime.
Eu tenho uma natureza mais introvertida e propensa ao sofrimento, sensível talvez. E não sou o otimista do dia a dia, tendo mais para ver o lado ruim, por defesa mesmo, isso não é bom! Já maturei e redobro meus cuidados com o meu lado triste e pessimista, hoje tiro proveito dele! Fiquei “esperto” e posso dar umas dicas valiosas. Meu médico disse que é do estrume que adubamos as plantas e chegamos à flor! Gostei da metáfora, e pensei: Os poetas, escritores, artistas, são criativos na fossa, no mais profundo da tristeza saem versos e idéias maravilhosas. Se o Vinícius de Moraes não fosse nunca chifrado, abandonado pela amada, aonde iria nossa música e letra, o que seria do parceiro Toquinho? Talvez professor de Português (ele tem cara não tem?). O Lupicínio, tadinho... Já te convenci? Então vamos entender um pouco do masoquista, o que gosta de sofrer, esse é o topo da loucura maturada, sujeito complicado, doente mesmo... Aprenderemos com ele? Sim, é valioso ver o valor da dor nos atos humanos, a dor direcionada e que te emociona pelo autor. Explico: A dor tem que ter mídia, o proprietário tem que valorizar o produto e por mais louco que isso seja ele tem que sofrer feliz, como as Mães, resignadas, como Cristo em sua longa caminhada até a morte. Exagero de exemplo, mas nos faz pensar, se ele, o filho de Deus, não morresse em sofrimento máximo, na dor infinita, teria se mostrado ao mundo como fez? Um Cristo assassinado em uma emboscada, não tem a mesma força da morte na Cruz.
Então, você tem que aprender a sofrer para renascer mais forte, procurando mostrar o valor da tua dor, com um sorriso, com esperança. A dor constrói e a falta dela é a nulidade do homem sem memória, sem valor, um pária na vida, um morto-vivo. Viva a sua dor como padre vive a sua renúncia ao sexo, doe-se a ela, essa malvada no fundo é boa Mãe, te educa, te ensina a viver melhor; e humanamente verás o outro com mais doçura, entendendo da falta, da fome, do frio, valorizarás o cobertor, o carinho, a mão estendida do melhor amigo, e bem melhor serás!

Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário