segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Homem que é homem

Homem que é homem

Fui criado com a educação clássica, para ser homem, macho e viril! Homem que é homem não chora isso todos sabem. Meu avô dizia, “Um homem só é homem conquanto coloque a meia em pé!” Vôvô está difícil prá caramba! Confesso que estou manchando o nome da família e colocando a meia sentado na cama, perdoa-me... Meu pai dizia que remédio bom para curar a flacidez nos países baixos era usar colar de milho! Sim, o pinto vai olhar prá cima, e tudo se resolve. Uma vez ele me disse “Meu filho, meu pinto se apaixonou pelos meus pés, quando estou de pé ele olha prá baixo, quando me deito ele continua olhando, é uma paixão absoluta!”, eu ria, mas pensava nos tempos antigos. Você já tomou uma gemada? Essa geração não conhece o poder de uma gemada, cura tudo! E alimenta! Não gostava daquilo não, mas era macho e tomava. Meu Pai comia 2 ovos quentes por dia, pela manhã, cedinho, minha Mãe era cuidadosa com isso, 1 minuto e meio na água fervendo, manteiga derretida e a mistura estava feita. Lembro das mãos longas do meu velho picando o pão torrado que caía suavemente sobre a saborosa mistura, ele comia de lamber os beiços!
Canja de galinha, outra prova de que você vai melhorar! Seja o que for, adoeceu e acamou: Canja de galinha! Não gostava, mas, de novo macho, tomava, firme, de colher em colher, morna...
Escalda pés... Vi poucas vezes, mas relaxava e prevenia o organismo, funciona mesmo! Banho frio é sacanagem! Nunca enfrentei, nisso fui frouxo mesmo, até conhecer a “sauna de pobre”: Você toma seu banho na temperatura que desejas e no final vai aumentando a água quente sobre as costas, vai suportando até sentir-se em uma sauna a vapor, então o colega fecha tudo e abre a água gelada no costado. Confesso que quase morri ao fazer tal operação em Bariloche, o pinto sumiu! Recomendo a prática em países tropicais “solamiente”.
Dor de garganta? Infalível o gargarejo com um bom uísque, arde e mata as bactérias, pode fazer que dá certo! Meu amigo são tantas soluções simples que vais querer abrir uma clínica após essa leitura. O que interessa mesmo, e me marcou para sempre, era o carinho com que se tratava o doente; desde o médico de família até o cobertor suavemente ajeitado no teu pescoço pela carinhosa mãe. E o beijo na testa ? Esse é infalível! Um beijo na testa e o tradicional “durma com os anjos”, a luz se apagava e vinha a certeza de que você é forte, capaz, homem ! E homem que é homem não chora e enquanto puder vai colocando a meia de pé!

Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário