terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Problema? Só 20 % ...

Problema? Só 20 % ...

Uma vez, anos atrás, estava em um momento difícil, pouca grana e sem objetivos. Sentia-me mal, fracassado, triste mesmo, e caí em depressão. Não desejo a ninguém essa tal de “depressão”, é a morte em vida! Um castigo acordar, comer, trepar, e outros desejos: Não há vontade, brochura total! Tive tratamento (caro!) e sobrevivi... Neste temporal me aparece um consultor econômico-financeiro na TV, em um desses canais pouco assistidos, via cabo. O japa era magro, feio e de óculos, perfeito para o cargo, fala lenta, português péssimo e teoria ótima. Eu ali deitado, na fossa, sofrendo, vi o cidadão nipônico falando de problemas! Parei claro. Eu cheio de problemas, na merda, e alguém joga uma corda! Atento fiquei; as frases saiam meio truncadas, lentas, dava prá entender: “Problema 100 % ?, elado!” O japa estava convicto que tinha a solução da humanidade. Prestei mais atenção “50 % de problema não é seu problema!” Opa! Já caiu pela metade, beleza, estou gostando desse xingue-lingue ! “Explico: 50 % de problema são dos outros, e não é seu ! os outros que querem te passar problema ! Tua mulher não tem dinheiro prá comprar sapato ? Problema da tua mulher ! Teu filho não estuda, problema de teu filho, dê castigo !” Já estou gostando desse consultor, cabra bom ! Aumentei o volume e observei a gravata amarela sobre um terno cinza, coisa mais desarrumada... Cientista é meio desligado mesmo... “Sobrou 50 % céto? 30 % não tem jeito” Gostei! Já contabilizo 20 %, estou ficando melhor, e, aliviado, aumento o volume, chego para perto da TV. O japa tem uma cara de bom aluno mesmo, pouco cabelo, face magra e um óculos que nem meu avô usaria, fundo de garrafa, que trazia uns olhos maiores para fora daquele rasgo horizontal do povo do Sol nascente. “30 % problema estrutural! Você é feio e quer ser bonito, né? Solução zélo! Teu filho é bulo??? Muito bulo mesmo,né ? Não pode ser engenheiro, né ? Solução zélo ! Tua sógla é chata, né ? Solução zélo” Japa inteligente, pensei. “quanto soblou ??? 20 % !” É isso, 20 % de 100 %, uma economia de 80 % de problemas a menos ! Fiquei animado demais, feliz, cheguei a esboçar um sorriso, e fui melhorando da depressão... Gradativamente fui reduzindo a minha conta de problemas. Estou devendo o Bradesco, né? Solução zélo! Liguei para o gerente e passeia a “batata quente” prá ele, sem antes perguntar se ele tinha visto o " meu consultor ", não viu? Problema é seu ! A sogra ligou, problemas mil na família, né ? Solução zélo ! Minha querida, desligue a novela e vá ver o meu ídolo na TV cultura, vale á pena, beijo no sogro ! Pai, vai rolar um show de rock MARAVILHOSO ! Ingresso R$ 250,00 ! Está de graça, né ? Solução zélo ! Filho fale com a sua mãe ela tem sempre uma solução prá tudo ! “ Amor, a Cláudia está com um vestido lindo, comprou baratíssimo, o que você acha ? " Solução zélo, pensei... Querida, o Paulinho quer um ingresso para o rock, não é hora, mas fale com ele, e aproveitem para dar uns puxões de orelha, as notas estão baixas e ele só fica ouvindo música enquanto você vai para a academia, conversem que prá tudo se dá um jeito, né ? SOLUÇÃO MIL !!!!!!!!!!!

Fiquei curado!



Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário