quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Qual a tua idade?

Qual a sua idade?

 Pergunta indiscreta essa... Se o questionado for velho pode dar briga! Hoje escondemos tudo: idade, capacidade mental, dinheiro, etc... Bobo quem mostra! Eu mesmo, quase 60 com aparência de 59,5. As amigas de minha mulher são magras e jovens, umas velhotas usando biquines, saradas, botocadas (cheias de botox) e siliconadas: lindas! (elas se acham). Malham, correm com o personal e fazem alimentação balanceada (o prato balança prá lá e prá cá com um tomate cereja e uma alface), se cuidam. Hoje descobri, no jornal, que o “conjunto da obra” não pode ter idade única: Dr. Steve Horvath, da universidade UCLA, mediu as alterações químicas do DNA, conhecidas como metilação e tabularam nossos órgãos:

- Mamas: O tecido é geneticamente de 2 a 3 mais velho do que a mulher.
- Coração: É o mais jovem de todos! 9 anos mais novo que o corpo.

 O resto não informam... Chato isso. Qual a idade do meu fígado? Se tiver 10 anos menos vou tomar todas! O bilau? Como estará o meu amigo de tantos anos? Meu joelho quebrado vai melhorar? E por aí vão as nossas dúvidas.

 Interessante é o fato de que isto pode ajudar na prevenção do câncer: “O tecido mamário saudável é 2 a 3 anos mais velho que a mulher, se ela tiver câncer de mama o tecido saudável em torno do tumor é 12 anos mais velho”. Isso indica uma relação direta com o envelhecimento de nossos tecidos e a doença. Mas tem uma boa notícia, é possível reverter o envelhecimento! Ele não diz como... Outra informação é de que o relógio do tempo não corre igual ao longo da vida; ele é mais rápido na infância e adolescência e depois estabiliza e diminui com a velhice. Ou seja, teu dia quando jovem vale por 32 horas! Quando velho umas 12 horas. Hoje entendo como não percebia as horas passando nas travessuras e farras, hoje tudo está mais lento, para pensar e para agir. Beleza! Diminui o ritmo do meu relógio biológico. Oscar Niemeyer tocava a vida em câmera lenta e chegou lá! Garoto esperto!


 E agora vou perguntar: qual a tua idade? Será a média? O que vale mais, tua bunda jovem ou teu peito velho? E a cabeça? Essa é a grande gestora do nosso relógio biológico, vamos cuidar dela, pois pode equilibrar o conjunto tão bem que você vai esquecer a idade do dedão do teu pé! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário