quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O melhor amigo do homem

                                      


                                                O melhor amigo do homem

     Pensava ser o cachorro e descobri que não! O “bicho” chama-se Telômeros, e não é uma TV de plasma de última geração não, é uma estrutura molecular que existe na extremidade do teu cromossomo, como um para-choque de caminhão protege o funcionamento das tuas novas células. O papo é complicado e fica para os cientistas, porém um trabalho publicado na “Lancet Oncology” diz que um estilo de vida saudável tem um impacto direto no processo do envelhecimento e nas doenças relacionadas à idade em nível celular.
     Vamos pensar junto? Somos um conjunto de células que se multiplicam para nos manter vivos, umas morrem e outras nascem. “Depois de uma certa idade começam a morrer mais e nascer menos e as que ficam vão ficando velhinhas e aí é que entra esse “camarada” de nome difícil os “ Telômeros” que, segundo a reportagem “ oferecem proteção aos cromossomos ajudam a mantê-los estáveis, mas toda vez que ocorre uma divisão celular eles são levementes reduzidos”. Vamos simplificar? Estamos internamente como no trânsito de São Paulo, uma confusão total, tentando chegar ao destino, mas sujeitos aos esbarrões das motos e eventuais colisões, tocando a vida, atendendo o celular, com a cabeça cheia de preocupações. Teu para-choque deve estar amassado ou arranhado, você nem percebe até levar uma “ porrada das boas” e o carro vai para oficina, certo? É mais ou menos isso, viver se expondo o tempo todo e aí vem o cientista e diz “ ter uma dieta pouco saudável, fumar, viver sob estresse crônico, ser solitário e deprimido podem induzir ao encurtamento dos telômeros”. Entendeu, nobre motorista? Teu para-choque vai diminuir e as “ porradinhas” diárias vai acabar quebrando teu carro-vida! Fácil de resolver: tenha muitos amigos, coma bem saudável, faça exercícios diariamente, meditação ( pensando na cervejinha ), e não fique doente, além de viver mais! Fácil não é?
     E tem mais: não há hora para começar! O tal do “Telômero” cresce rapidinho! Tire férias e “chute o balde” se não tás ferrado... Nos veremos na praia! FUI...

Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário