quinta-feira, 21 de março de 2013

Você dá gorjeta?




Você dá gorjeta?

 Pois é, quem gosta dá e diz com uma felicidade generosa que até incomoda o “pão duro”. O hoje li no jornal a revolta de funcionários do Porcão (grande rede de churrascarias) pelo corte da gorjeta, só serão repassadas as dadas em dinheiro vivo! Dizem que mais de 20 funcionários foram demitidos por justa causa!!!???

 Bem, o fato é que ou você dá e gosta ou tenta não dar e não gosta. Esse negócio de “dar” é realmente muito pessoal, em todos os ângulos e aspectos. Há o argumento de quem não dá, pois acha que o dinheiro deveria ser distribuído por todos, até chegar à cozinha! É claro, a meu ver, que todos merecem! Do atendente ao cozinheiro (até mais!). Não entro nesse mérito. O que vou repassar é a tabela abaixo:

Brasil....................................... 10 %
Inglaterra.................................12,5% na conta mas pode reclamar
EUA.......................................... 15% se não pagar apanha!
Itália.......................................... 12%
França....................................... 10% na conta, mas se deixa algo a mais na mesa.
Rússia........................................ 20%, daí veio o termo “tá russo”.
Japão........................................ 0% e se você der ofende o povo de lá...

 Vá entender o mundo... Eu dou por medo mesmo! Todo turista é babaca, isso é regra! Se você está em terras estranhas é melhor “se coçar” e ficar de bem com a vida, que inclui o garçom e o taxista, o resto é lucro! Até esmola em euros eu já dei para uma velhinha em Paris, achei muito chique! A minha amiga pirangueira, ao lado, disse “não dou nem Fud%$#@!!”: ela é a rainha dos “ peixes urbanos "  e adora uma “ Galinha morta”! Dar gorjeta ela não dá! Mas, eu dou por ela... Questão de sobrevivência!

 Vai viajar? Então pense em ser generoso, afinal você é que está se divertindo na terra dos outros, você é que é o gringo, entendeu? Quando voltares para o seu País faça suas economias, certo?

 Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário