terça-feira, 5 de março de 2013

Medo de avião


                                                         Medo de avião

      Quem tem? É paralisante ou dá prá encarar com um lexotan? Tem motivo ou vem do desconhecido? Não sei se tenho, acho que não. Nunca me vi em situação de risco e não sofro por antecedência. Tenho sim muita admiração pela máquina que beira a perfeição da engenharia: ali tem todas as engenharias possíveis! Tudo junto funcionando bem. Eu não posso dizer que é perfeito, pois volta e meia o homem é capaz de derrubar um avião, por sequências de erros. No futuro as máquinas voarão sem piloto, aí sim vamos ter mais certeza da eficiência da “estrovenga”.
     Amigos, não sou contra os pilotos não! Por favor! Eles são treinados e competentes, mas não são os únicos. Avião parado é um perigo! Lá estão mexendo nas entranhas do bicho, isso é complicado, a manutenção. Meu Pai dizia que o risco de viajar de avião é pegar o taxi para o aeroporto! Tinha razão. Ele contava a piada do sujeito que pegou, pela primeira vez, um taxi no aeroporto de São Paulo e o Japonês saiu a mil por hora, cortou um sinal fechado, ultrapassou o segundo com mais velocidade ainda até dar aquela freada de cantar pneu no sinal verde... O camarada já todo pálido perguntou “Porque o senhor passou dois sinais vermelhos e parou no verde”?”O Japa respondeu” Pode vir Japonês maluco, né!”Hoje morro de medo de automóvel, por razões óbvias de ver os” inimigos” vindo em sua direção. Sim: inimigos! Um amigo tinha essa teoria radical para quem vinha em sentido contrário. Imagine você na estrada e os” inimigos” passando do lado em alta velocidade... Eu tremo em pensar no espirro que o caminhoneiro da carreta lotada pode dar e, em um ato reflexo, dar uma guinada por cima do carro que vem de lá. Batida de frente é fatal! E sigo contando os acidentes evitados a cada ultrapassagem, fico meio maluco com isso. Já no avião não vejo os” inimigos”, é uma vantagem.
       Voltemos ao medo do avião, tem sentido? Medo de dentista tem, de entrar no mar também, de bandido armado nem me fale! Mas do avião??? Acho que é bacana você ter fé, para tudo ela vale e anima. Minha tia dizia que não entrava em avião com freira... Vá entender! Ela voltou quando duas freirinhas entraram na fila do embarque. Não teve jeito! Tive que voltar com a velha prá casa... Com padre ela podia encarar o voo, mas duas freirinhas jovens... È muita tentação para chegar ao céu, dizia ela. E viajar com criança chorando? Não é fácil não. A pressão de dentro do avião altera os sensíveis ouvidos no rebento e você vai se divertir lembrando-se do quanto é bom ter filho grande e já criado. Hoje todos viajam de avião, da madame ao pedreiro, a companhia GOL é o celeiro da igualdade humana, quase a praia de Ramos no domingo, uma delícia. Interessante é o olhar do companheiro do lado, sem saber como apertar o cinto e sem olhar para a janela com medo de ver o que não quer ver. O medo do mais simples é menor do que o do medroso crônico, esse sim é perigoso, na primeira balançada fica pálido e chama a aeromoça, fazer o que? Temos que viajar cada vez mais de avião. Nosso país é imenso e os TGVs não existem por aqui, então façamos as malas e passemos fome nas companhias que temos, sem medo de ser feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário