sexta-feira, 2 de março de 2012

Meus 10 %

 Sempre fui fixado nesse número que persigo até hoje. O dez. Nunca convivi com ele, não fui aluno nota dez e não gostaria de ser. Mas ele é o meu Everest, fico sempre sonhando em ser um dez em tudo, como homem, como amigo, etc... Então vamos estudar melhor esse “danado”.
 Os computadores usam os números binários (zero e um) e fazem miséria! É humilhante sabermos contar até dez e a máquina só até 2 e nos passa prá trás! Sacanagem isso! Nós a criamos e agora estamos dependentes das contas e maravilhas que ela nos proporciona com os seus algoritmos... Fazer o que?
 Meu dez vem de Pelé, do boletim escolar que nunca por lá habitou e das escolas de samba: alegoria dez! Bateria nota dez! É bem legal, soa gostoso, faz o coração bater mais forte. Dezzzzzzzzzzzzzzz ! Delícia, desejo, danadinho de bom! Isso é o meu dez emocional, quero ele e nunca atinjo, chato isso, mas já me conformei com um truque bacana: dez por cento! Pronto! Resolvi a questão e vou explicar-me melhor.
 O homem tem dez dedos, certo? Para contar, desde pequeninos aprendemos a mostrar os dedinhos àquela chata pergunta: quantos anos o neném tem? Um aninho, que lindo. O guri com a mãozinha presa na mãe já irritada que quer porque quer mostrar o rebento inteligente, chato pacas, né? Sorte que você não vai lembrar essas coisas hoje e já não tens mais dedos para mostrar a tua idade. Já pensou o grande Oscar Niemayer com seus 104 dedos na mão? Tal qual um polvo? Feio isso. Enfim, aprendemos a contar sem os dedos, mas quando vou traduzir eu uso os meus “meninos”. Quando chego em terras distantes sempre estou preparado para comprar o bilhete do metrô mostrando o “v” da vitória e rodando o indicador para os dois lados, conclusão: 2 bilhetes de ida e volta, aller-retour, round-trip, туди і назад, 往返... Vá no “papai Google” que ele te traduz. Na fila no Mc Donald só com os dedinhos: olhe prá cima e escolha teu combo! Resolve mesmo. Fome? O tradicional 4 dedinhos curvados na frente da boca e depois esfregue a barriga, o japa vai te entender.
 Bem, vamos ao que interessa, meus 10%. Sim, minha mágica, minha solução: Tudo na vida tem que ter 10%, fico feliz! Desconto? 10 % é um bom começo! Aumento de salário ??? Que tal pedir 10 e depois mais 10 ? Melhorar sua performance? Tente dar mais 10 % de tempo na esteira, por 10 dias! Legal né? Já estás gostando, né mesmo? Calibrar o pneu? Eu uso sempre mais 10%, mania boba, o manual fala 28 libras e eu sapeco logo 31!!! Eh,eh,eh!! Fico todo feliz, um babaca mesmo... Horário marcado? Eu chego 10 minutos antes, sempre! Tomando chope sem saideira??? Nunca! O do garçom está guardado = 10 % da conta. Ficou com raiva? Conte até dez antes de soltar o famoso fdp que sairá uma palavra 10% mais agradável... Tente! Coma 10% menos, beba 10% mais de água, trepe 10% mais, o pinto agradece e cresce! Engorde sua conta bancária em 10%, economize 10% (difícil mesmo), gaste 10 % menos (mais ainda...) e fique 100 % mais feliz, com seus 10%!
 Recomendações 100 % indispensáveis! Do seu conselheiro 10 % !

 Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário