quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O primeiro caqui




O primeiro caqui

 Estava voltando de Niterói, dia 25/02/2014, sob sol abrasante, em um verão atípico no Rio de Janeiro, calor e trânsito infernal. Veio-me à mente uma música do Macalé “ Só mesmo vendo como é que dói trabalhar em Madureira, viajar na Cantareira e morar em Niterói “. A coisa tá feia na cidade ainda maravilhosa. Passo em frente do Maracanã e vejo turistas fotografando o Bellini, uns garotos fazendo malabarismo com uma bola em prol de trocados, a Copa do mundo está chegando em breve... O sinal fechou. O que vejo? Um rapaz bem suado, sem camisa, buscando sombras e carregando uma caixa de caquis bem vermelhos. Foi como um clarão! Meus olhos brilharam, um breve sorriso escapou da boca seca, uma sensação que existe um tempo melhor, um Rio melhor, no caqui, nesta fruta caprichosa. Ela é colhida em Março: “A safra de caqui saboroso começa em março e vai até maio. Normalmente o caqui que chega em fevereiro porque foi colhido verde. Dificilmente fica doce.”. Ela, a fruta deliciosa, é também sensível e deve ser escolhida com muito cuidado para ser saboreada devagar, mordida a mordida, dissolvendo na boca, única em densidade gelatinosa e sabor adocicado.

 Deus sabe o que faz. Porque esta maravilha chega em Março e termina em Maio? Um sinal DELE, meus amigos, avisando que tudo vai melhorar! O calor dará trégua, as verduras voltaram a ser verdes e abundantes, as noites frias, a vida mais leve e saborosa.

 Viva o Caqui! Viva o outono no Rio de Janeiro, com São Jorge em Abril e os feriados:

17 de Abril – 5ª Feira – Quinta-Feira Santa, ponto facultativo
18 de Abril – 6ª Feira – Sexta da Paixão
21 de Abril – 2ª Feira – Tiradentes
23 de Abril – 4ª Feira – São Jorge

Viva o Caqui ! Viva os dias enforcados! Viva o “Far Niente”
Far Niente (Bom Tempo)
Aria di festa intorno a me
Aria di gioia intorno a me
Che voglia di far niente
Ogni domenica è così
E la domenica si sa
Vuol dire non far niente
Sei giorni sei di lavoro
Ehi ci do dentro lo giuro
Perché mi devo sposar
Ma finalmente è finita
Io preferisco la vita
Che questo giorno mi da

Sbadigliando
Mi alzo mi vesto
Non devo non devo far presto
Mi metto il vestito più bello che ho
Che ho
Soddisfatto del mondo cammino
Felice di averti vicino
Vestita come una regina per me
Pomeriggio di calcio di calcio
Che bella che bella partita
Scommetto che oggi facciamo tre gol
Tre gol
E sta sera potremo ballare
Ballare cantare sperare
Sperare che non venga più lunedì

Aria di festa intorno a me
Aria di gioia intorno a me
Che voglia di far niente
Ogni domenica è così
E la domenica si sa
Vuol dire non far niente
Lascio in un angolo l'uomo
Preoccupato confuso
Avvilito malato che dorme in me
E col vestito nuovo
Con un viso nuovo
Mi presento a te

Sbadigliando
Mi alzo mi vesto
Non devo non devo far presto
Mi metto il vestito più bello che ho
Che ho
Soddisfatto del mondo cammino
Felice di averti vicino
Vestita come una regina per me
Pomeriggio di calcio di calcio
Che bella che bella partita
Scommetto che oggi facciamo tre gol
Tre gol
E sta sera potremo ballare
Ballare cantare sperare
Sperare che non venga più lunedì
Fazer Nada
Ar festivo ao meu redor
Ar de alegria ao meu redor
Que vontade de fazer nada
Todo domingo é assim
E no domingo sabe-se
Significa não fazer nada
Seis dias seis de trabalho
Eu estou dentro, juro
Por que eu preciso casar
Mas finalmente acabou
Eu prefiro a vida
Que este dia me dá

Bocejando
Levanto, me visto
Não devo não devo ter pressa
Coloco a roupa mais bela que tenho
Que tenho
Satisfeito com o mundo caminho
Feliz em ter você perto
Vestida como uma rainha para mim
Tarde de futebol de futebol
Que jogo bonito
Aposto que hoje faremos três gols
três gols
E esta noite podemos dançar
Dançar cantar esperar
Esperar que não venha mais a segunda-feira

Ar festivo ao meu redor
Ar de alegria ao meu redor
Que vontade de fazer nada
Todo domingo é assim
E no domingo sabe-se
Significa não fazer nada
Deixo de canto o homem
Preocupado, confuso
Aflito, doente que dorme em mim
E com a roupa nova
Com uma cara nova
Eu me apresento a você.

Bocejando
Levanto, me visto
Não devo não devo ter pressa
Coloco a roupa mais bela que tenho
Que tenho
Satisfeito com o mundo caminho
Feliz em ter você perto
Vestida como uma rainha para mim
Tarde de futebol de futebol
Que jogo bonito
Aposto que hoje faremos três gols
três gols
E esta noite podemos dançar
Dançar cantar esperar
Esperar que não venha mais a segunda-feira



Viva o Caqui! Aliás trabalhar prá que ???? Somos já do 1º mundo! E que venha as Olimpíadas!



2 comentários:

  1. Querido Roberto :

    Para mim, caqui está intimamente associado à Teresópolis. Do lado da churrasqueira da casa, o caquizeiro. Acompanhar os brotos. Afastar os voadores, diurnos e noturnos, frugívoros estraga-prazeres. Ver a cor evoluir de um esmaecido pastel para um encarnado voluptuoso. Em cada fim-de-semana a boca enchendo, águas de março colaborando. Chegado o dia, espetos ao fogo, bebidas à gosto (qual a fruta desse outro mês?) e se lambuzar na sobremesa, colhida do pé.

    BigJoe 1955 (xxiv-ii-mmxiv)

    ps.: Da importância abstrata de colher a flor para a concreta saciedade de fartar-se da fruta...

    (pardon, provocante demais...)

    ResponderExcluir
  2. Amigo Zé, sorte a sua de acompanhar a evolução do tal fruto divino e, literalmente, desfrutá-lo! Abração.

    ResponderExcluir