sábado, 8 de fevereiro de 2014

A vantagem de ser Pernambucano





 A vantagem de ser Pernambucano

 Para começar: não sou Pernambucano! Sou nascido e criado no Rio de Janeiro, com um detalhe marcante por ser filho de Pernambucanos e casado com uma, isto faz a diferença.  Vi os dois lados da medalha, ser um rapaz de Ipanema nos revolucionários anos 70, do píer, da vanguarda; e, no contraponto ver e viver Recife em breves momentos de carnaval. Os primos vinham conhecer o Rio de um primo cabeludo e “metido a besta”, que” se achava”, tirei alguns afogados no mar gelado (eles sempre acham fria a nossa água...), fui ao Cristo pedir por eles, meus primos de Recife. Na verdade fui fisgado pela cultura que a minha amorosa mãe ensinou, como toda imigrante: A porta da casa está sempre aberta para os irmãos do Nordeste, com direito a ficar por quanto tempo quiser e comer bem! Comida nunca faltou, graças a Deus! E bebida também não. Sobravam conversas, mitos e boas mentiras. Encantei-me!

 Ser Pernambucano é ver o mundo aberto às possibilidades, o verdadeiro Recifense é destemido e “arretado”; o mundo é pequeno para a rádio Jornal do Commercio, entendes? De Recife para o mundo! Assim não há limites para voar alto e eles (imigrantes) fizeram com valentia, nesse grupo incluímos Dr. José Solano e Maria do Carmo. Os que lá ficaram optaram por ser felizes na melhor terra do mundo, orgulhosos sempre! Dançando cirandas e no batuque do Maracatu fazer o dever de casa, trabalhar, acreditar na sua superioridade, lendo Joaquim Cardoso, Manuel Bandeira e Carlos Pena Filho, quer mais? Não vou falar para não humilhar os nossos irmãos do Sudeste: somos humildes! Até tomar uma dose de “Red” e, falando muito alto (característica local), contar vantagens! Se a plateia permitir até uns passinhos de frevo arriscamos! Poucos vão entender essa cruel superioridade...


 Hoje estou maduro e tenho a alma nordestina dosada com a “esperteza” do Carioca! Que posso querer mais? Feliz sou, misturado, atrevido, um verdadeiro Robertinho do Recife!

Um comentário: