terça-feira, 20 de novembro de 2012

O tripé da vida


O tripé da vida

      Meu pai, como engenheiro e sonhador, desenvolveu uma teoria simplificada (como se fosse possível...) para definir a vida do homem:
     “A vida é um tripé: Saúde, amor e dinheiro. Se faltar um pé você ainda sobrevive como bípede. Com um pé só você cai...”.
      Fácil não é? Sem o menor senso espiritual e com o maior espírito capitalista. Porém é só uma teoria a mais para definir o que não se define, algo tão pessoal: o viver bem. Meu filho disse, com propriedade de um jovem que a vida “é para ser feliz” e ponto! Matou a pau a cobra, mas não mostrou o pau. Eu fiquei nesse sanduiche de opiniões sem ainda formar a minha, porém sou um privilegiado por assistir essas duas gerações de pensadores. Vou ficar com o “pacote completo” e abri-lo com vocês.
- Saúde: É a fundação da obra. Viver sem ela é duro.
- Amor: Um poço de encantos e desencantos, a magia da nossa existência, o oxigênio de nossos desejos. Viver sem é viver amargo.
- Dinheiro: Se não é tudo é 100 % na teoria do Falcão (cantor brega). Não exageremos, tem importância sim! Ficar triste em Paris é melhor que dentro de um ônibus apertado na Av. Brasil... Poder pagar pela saúde é divino! Não depender dos outros também! Mandar à merda é uma delícia! Esse cidadão chinês Mr. DINDIN é muito competente, ele é quase dono do mundo, respeite o cidadão!
- Felicidade: É subjetivo, é alvo pessoal, nada fácil de atingir. Mutante sim! Esse é o grande nó da coisa: ela muda de lugar e não avisa! Quando você acredita que “é” feliz descobre que a “dona felicidade” saiu do lugar... O jeito é ficar, como um eterno caçador, correndo atrás dela!
        Até agora tudo banal, não é caro leitor? Vamos complicar um pouquinho. Que tal deixarmos de ser trípede para virarmos bípede? Em alguma fase de tua vida você foi bípede e, talvez, capenga como um saci perêrê. Vamos à análise combinatória:
- Saúde + amor – dinheiro= A maioria dos pobres jovens desse Brasil varonil! Que bom sermos alegres e festivos! Não moro na Noruega e posso ser feliz jogando capoeira, bebendo com amigos, sambando com lindas cabrochas e duro de grana... Dá prá ser feliz!
- Saúde – amor + dinheiro= A maioria dos muito ricos... Verdade! O cabra “acha” que é amado e só tem mulher (ou homem) atrás desse interesse. Um jogador de futebol pode ser um belo exemplo dessa combinação perigosa. A felicidade é falsa e passageira.
- Amor – saúde + dinheiro = Alguns velhos privilegiados que se aposentam com uma bela grana e vivem lutando contra as doenças cercados de uma “boa família” e amigos “fiéis” pelo dinheiro...
       Vá pensando aí, meu amigo, os exemplos são muitos! Já fostes Saci algum dia? Só saúde, sem amor e sem dinheiro??? Só amor, sem saúde e sem dinheiro (essa é prá Santo mesmo!); e quem sabe, só rico sem saúde e sem amor???
      Estou complicando muito não é mesmo? Vamos correr atrás da tal “felicidade” e, no caso de sobrar no pacote (saúde + amor + dinheiro) seja generoso... Se não der empreste, se emprestar não dê! Vixe!!! Outra matemática para explicar a vida... Chega! O resto é contigo mesmo meu amigo! Regue tudo com um pouco de sorte, esse é um grande tempero para qualquer situação!
 Então,
 te desejo
 SORTE !!!!

Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário