segunda-feira, 2 de maio de 2011

Otimismo absoluto

Otimismo absoluto

Voltando de terras nordestinas trago a bateria plena de otimismo. Não esse ar de felicidade e pose de futurista dos cariocas, nem o olhar financeiro-positivo dos paulistas, nada disso, sentimento superior, como tudo de Pernambuco.
Recife, chuva torrencial, e o motorista do táxi tranqüilo “Vai melhorar! Amanhã vai dar um sol fraquinho...”, o povo na rua sem reclamar tanto do governo, da falta de dinheiro, da vida calejada de dor e abnegações: o povo pobre, entendam bem!Os pobres de dinheiro, mas nunca de espírito e credo no melhor, no milagre! Os ricos são chatos, como em todo lugar do mundo, eles só tem otimismo para gastar, viajar, comprar seus desejos materiais, essas coisas mundanas, pequenas, dos pobres de espírito, de brasileiro capitalista e limitado. O pobre verdadeiro não! Eles detêm o milagre da vida, da vida sem graça mas, porém, contudo, todavia: FELIZ !!!! Regada a cachaça, mulher e futebol. Fiquei ali vendo a televisão local, as senhoras pobres limpando casas inundadas, com um lamentar doído e pouco falado da perda da máquina de costura tão valiosa, conformadas damas. Nobres senhoras... Troco de canal e vejo a pompa Inglesa, ricos e poderosos no casamento real, sem chuva, vestidos maravilhosos e chapéus caríssimos que nunca passaram nas mãos de uma costureira nordestina, de fibra e calos, de óculos e vista curta, que costuram com as mais puras linhas do amor. Vi na rua moças comportadamente vestidas, simples, com suas sombrinhas, operárias ,dividindo a calçada molhada com estudantes e idosos de vida longa e doída, tão cumprida quanto à fome doida do sertanejo. Sorte a minha de ver e sentir o que poucos podem entender: a coragem total diante da vida. Nordestinos em seus destinos certeiros, nas letras de João Cabral de Melo Neto, na conformação banhada em alegrias e esperanças, na fé do milagre, na transformação do mundo “O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão”, e continua chovendo...
De novo no taxi. O espirituoso motorista me disse “A natureza está mudando prá melhor!” Eu, calado, reluto em perguntar. “Os Dinossauros se acabaram... A era do gelo não acabou com a humanidade, vai melhorar prá nós!” E tome chuva, engarrafamentos, eu pensando, será? Tenho certeza doutor! Eu sou otimista! Quanto mais o homem atinge a natureza ela reage com modificações benéficas! Fiquei pasmo... Como isso é possível? Ele foi direto: O mundo é grande, se chove muito aqui vai secar em outro lugar e o homem se muda,vai se adaptar e sempre sobrevive melhor! Não vê o Japão?O senhor está indo pro Sul não é? Vai de avião, né? Vixe, que belezura, a internet, o celular, é a natureza mudando e o homem se adaptando, prá melhor!
Eu, não compreendi bem, mas fiquei atento e quase comovido com o “vai dar certo” onde tudo dá errado.
Fui prosear com minha cunhada inteligente que me informou: a cidade de Recife é a 2ª que vai desaparecer do mapa, sob as águas, logo depois de Amsterdam. Perguntei, você está com medo? Ela me tranqüilizou... Estou comprando uns lotes em Gravatá (na serra das Russas, 447 m de altitude, distando 85 km de Recife), vou me aposentar e por lá ficar RICA!!!! ???? Eu não entendi... Como? Simplesmente simples, caro cunhado, investimento de longo prazo! Vou vender casas de praia na serra! Prá quando Recife se acabar debaixo da Tusiname devastadora! Negócio de futuro, eu sou otimista!Você quer entrar como sócio???? Dei um gole na cerveja gelada e rimos muito! Estou no Recife!!!! Aqui tudo é o melhor, maior e discutimos o destino do mundo!
Amigos eu voltei para o Rio de Janeiro, baterias recarregadas, certo de que o mundo não se acabará e convencido de que tudo melhora nesse mundo, menos o Náutico...

Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário