domingo, 21 de março de 2010

O sonho do triste

O sonho do triste


Sonha o triste em ser feliz? Será uma opção ou uma obrigação ser feliz? Você aí é feliz? Porque temos que ser feliz sempre? O triste é feliz por ser triste? É muito complicado entender que a tristeza movimenta os corações dos poetas, artistas e sensíveis, como um combustível das artes. Não temos que ser, por obrigação, cheios de alegrias todos os dias, como definir o amor sem a falta dele? Os abandonados, os traídos, amam mais que os amados, isso é certo! Ser querido por todos, viver a vida como um jogo de vitórias diárias, deve ser fadanho. Todos temos que sofrer para reviver valores, a dor trás a cura, na alma essa é a dura verdade. Você só vai ver teu maior amigo na desesperança, nas festas eles são todos cordiais, na riqueza são cotidianos, os “amigos”. Na solidão é que tens tua alma te olhando, você sente o peso de ser só você, essa solidão vai costurar tua dor, vai de dar inspiração para esse sofrer inglório de ser só, e só pensar. Hoje, confesso ser difícil ficar só, ser triste por opção de isolamento, plantar no sofrer a semente do descobrir a felicidade. A vida corre, o mundo te pega, os carros passam velozes, na fumaça da louca cidade mecânica os celulares de buscam, é difícil ficar só, para refletir na tua tristeza, para sonhar triste e acordar alegre. Tenho perdido o sono muitas vezes para ficar só e calado, a fuga vem na escrita, tento me achar triste para produzir, preciso desse momento vazio. Vocês vão pensar que é insano buscar um pouco de tristeza para achar valores alegres, um dilema pouco entendido, os mais felizes não aprenderam dominar a o outro lado, eles tem que ter a felicidade do lado, todo dia. Essa obrigação é mortal: Ser feliz!
E agora? Complicou né ? Você leu o texto não entendeu e me acha um depressivo maluco, ficou chato não é mesmo? Todos querem o melhor prá si, sorrir, flanar, debulhar alegrias, e um chato fala de ser triste com uma convicção absurda de afirmar ser esse o melhor caminho para a felicidade. Creio nela sim, mas entendo que os que sabem sofrer sabem viver melhor, não por gostarem da amargura, mas por compreender a dualidade da vida, de provar do sal ao dulcíssimo torrão de açúcar, de valorizar o estrume que aduba o solo que produz a mais linda rosa, de ver no suor do pobre o anel do rico, no menino travesso a gargalhada do velho senil. O prato feito da cantina pode ser a melhor refeição da tua fome, saiba tirar proveito da tua fome e viva comendo melhor. O sexo louco pode ter menos sabor que um beijo roubado da mulher impossível. Aquela carta de amor já te fez chorar de tristeza para te amadurecer no amor maior e maduro, pensou nisso? Quantas lágrimas te levaram à tua escolha final? São essas desalegrias que te remontaram teu frágil coração, não foram os porres de carnaval, nem aquele adorável pôr do sol ao lado da amada não, foi naquele dia de chuva fina e fria que ela não veio que te marcou, te fez triste, teu coração esquentou no ódio da desconfiança e tua mente pensou “Eu a quero”! Desse dissabor nasceu a tua certeza de amar forte, nasceu tua decisão!
Vamos ficar um pouco tristes? Sem medo de chorar, com uma vontade louca de apagar essas palavras tristes do seu quadro-negro, e com o giz escrever SOU FELIZ PORQUE SEI SOFRER!


Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário