domingo, 14 de março de 2010

O álcool

" Embora seja uma droga, freqüentemente o álcool não é considerado como tal, principalmente pela sua grande aceitação social e mesmo religiosa. Pode-se observar nas obras gregas, mitos sobre a criação do vinho. Com destaque para as figuras de Dioniso, Icário e o Rei Anfictião protagonizando a visão grega sobre o uso do vinho (álcool). Nos dias de hoje, é prática em muitas famílias a "iniciação" das crianças no consumo do álcool. A permissividade ao álcool leva à falsa crença de inocência do uso do álcool, mas o consumo excessivo tem se tornado um dos principais problemas das sociedades modernas."

Vejam amigos, o velho amigo está se transformando no mais perigoso inimigo : Álcool ! Temos que pensar que ele sempre vem ganhando espaço no convívio humano, com força, sendo o maior e mais fácil " sedativo " que a sociedade oferece, a baixo custo. Sedadtivo no sentido de nos fazer feliz e esquecer, por um prazo, os problemas: Pobre não toma lexotan ! A cachaça é a saída, a droga barata e fácil, mas com um custo social imenso. Hoje já se prova que o índice de homicídios é quase que multiplicado pelo consumo de álcool, nas favelas e comunidades mais pobres, o "super-homem " alcolizado sobe montado na sua honra para matar, como um cavaleiro medieval, forte e destemido, vai ceifar cabeças, jorrar sangue, plantar vinganças.
Mas vamos ao lado bom da coisa, o que seriam os homens de bem sem as alegrias e a coragem dos delírios álcoolicos ? Ele faz a verdade eclodir " In vino veritas ", ele dá coragem aos tímidos, faz o artista crescer em cena, as mulheres mostrarem o " mais " que gostamos de ver ! Então ele é útil, faz a vida ficar mais leve e feliz, porém cuidado! Ele não tem medida, tua química interna pode te trair e um pouquinho a mais te leva do céu ao inferno, rapidinho.
Então vamos testando a nossa convivência com ele, com muita calma, nos dosando, sempre agindo como um equilibrista, um passo de cada vez, no circo da vida.

Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário