domingo, 20 de novembro de 2011

O polvo

O polvo

Já fui um peixinho de aquário, confinado confortavelmente

no meu ambiente familiar. Minha mãe provendo comidinhas e todos se divertindo com as minhas estripulias,se divertindo e enfeitando o lar. Cresci, virei peixe-espada, caçador, malandro, um rei dos mares! Nunca fui tubarão, saindo por aí comendo

de tudo e até placa de automóvel! Tô fora! Continuei a vida, fazendo a minha mutação para um peixe de pedra, um badejo, mais gordo e quieto, junto da minha toca, abrigado e em mar tranqüilo...

Veio a idade e o mar ficando mais bravo, a cabeça crescendo e a forma se adaptando, virei um polvo! Me agarrando à pedra da vida, tentando me salvar; criei tentáculos! Fiquei sabido e

vou dar umas dicas de polvo para você viver melhor e não se desgarrar dessa pedra-vida, vamos lá.

O bicho tem várias pernas e tentáculos e tem que ser malandro, sempre! Ataca e volta para sua toca, esse é o ritmo da vida, ataque e defesa. Quando a maré vira teremos que nos agarrar aos valores que vão te dar fôlego e esperança.

Sobreviva com esses:

- Saúde: Temos que cuidar, dia a dia, alimentarmos melhor, andar e respirar bem. A cabeça é o todo, lembre-se que você agora é um polvo amigo, cuidado com a tua cabeça feia e grande, ela tem que ter tudo registrado e te comandar, cuide dela!

-Dinheiro:Fruto do trabalho.Pode te dar alegrias e recompensas, não é lá muito importante mas ajuda.Façam suas contas e gaste sempre 10% em azer e alegrias, desde que ganhes + 10% além do “leitinho das crianças”, entenderam?

- Memória: Teu passado é o teu passaporte, nunca se esqueça dele no caminho da vida. Teus pais, amigos e experiências, isso tudo dentro da memória afetiva. Isso é a tua base, teu eu nunca é solitário quando tens no coração as boas lembranças e sábios conselhos...

- Leseira: Isso, na minha terra, quer dizer “ser bobo” ou ser “abestalhado”. Claro colega, não é toda hora não, é o teu recreio: achar graça de besteiras, piadas bobas, rir das quedas que você mesmo caiu,das tuas inconsistências , inconsciências e teus porres! Acredites que teu “eu” bobo é o que te limpa por dentro, ele é necessário mesmo. Aproveite a criança que ainda existe dentro de você e adote-a, alimente-a, ria a valer!

- Os sonhos: sempre! Tudo cabe na cabeçorra do polvo velho, sempre crescendo. Tudo são sonhos e realizações, vide o Oscar Niemayer, polvo-velho-exemplo, esse sabe viver, com seus 104 aninhos e sonhando como uma criança, pensando no próximo Natal com o presente recebido nas mãos! O futuro não tem sentido sem ele, o sonho! Se não achar aqui vá à padaria mais próxima, sempre acharás um!

- Trabalho: Teu tempo é prá ele, ele te absorve, te ocupa. Viva pensando que ele é teu companheiro e amigo, faça o que você gosta, ou pule de galho! Macaco velho sabe a árvore que tem sombra e comida mais fácil, mas também gosta de pular. É isso, temos que correr atrás de tudo e contra todos, seja feliz vivendo com teus afazeres, caso contrário não há solução!

- Arte: Essa é a beleza da vida, o que o mundo te mostra na forma lúdica, pinturas, música, dança... Tantas formas de dizer que a vida é bela! O cinema te enfeitiçando, o teatro vai adornando teus pensamentos, moldando o coração. Flutuar no nada... Objetivo da arte.

- Amor e sexo: Tanto faz a ordem ou o valor que darás para tua vontade de se reproduzir. A cabeça de cima é quem manda! A de baixo responde ou não, são por vezes inimigas, acontece. O desejo não deve morrer na praia, o polvo morre de medo de ficar queimado na areia seca, sem forças. Alimente seu tesão, sempre com carinho e respeito pelo parceiro(a), isso te faz vivo, isso é tua meta maior, teu gene aqui na terra te perpetuando. E ripa na Chulipa!

- Amigos: Delícia é tê-los, difícil é mantê-los. São mutáveis, incertos, variáveis que sofrem a influência do meio (marido ou mulher)esse é o drama maior do polvo velho: perder os amigos para as patroas!Os homens se casam e mudam muito. A vida a dois pode quebrar amizades antigas, cuidado! A distância é necessária, respeite. Amigos do passado são diferentes no presente e os do presente nunca superarão os do passado... Infelizmente.

- A solidão: Saber conviver com ela. Muito duro estar só. O polvo vive só e é feliz! Saber comandar teus medos e tocar a vida sem ajuda dos outros é a meta. Duríssimo objetivo de saber viver só e feliz. Nisso ainda não estou apanhando muito, não gosto da solidão, castigo maior, vazio...

De resto, meus peixinhos, deixo com vocês a possibilidade de virarem polvo e de,quem sabe,me ensinarem um pouquinho mais na difícil vida submarina dos homens aqui da terra.

Glup,glup,glup,glup...

Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário