sábado, 27 de fevereiro de 2010

A idade da troca ou do desamor

Um pensamento me devora : o que fazer para administrar a minha velhice, mesmo que precoce ? As pessoas vivem a vida, a cabeça é atemporal e sempre otimista, casa dia sonha ( ela ) ser melhor que o outro. Eu nasci, cresci e fui provando os sucos doces da vida, algumas frutas amargas, uma feijoada de desgosto aqui uma macarronada de alegria ali, o jiló da morte vez por outra, um docinho de côco de um beijo roubado, aquela pimenta brava da grande besteira juvenil, o vômito do arrependimento, sofrendo e amando, MAS sempre achando que o dia de amanhã será melhor que o de hoje...
Emplaquei os 50 anos garboso e formoso ( pelo menos " ela " achava ), todo feliz ao lado de um grande-irmão-e-amigo, uma festa para o coração. Agora, já nos 55, vou sentindo uma " vontade burra ! de mudar.para não sofrer na briga de foice interna, vou explicar: A mente ( " Ela " ) continua achando que o dia de amanhã SERÁ ( " ela " sempre é IMPERATIVA ) melhor, MAS o danado do corpo NÃO concorda ! Que cara CHATO não é mesmo ? "Ele " ( o corpo ) começa a avisar que " ela " está incomodando: Uma briga de casal. Ela quer sair e ele ver TV, um joguinho; Ele quer dormir e Ela acorda ( chata, começou a despertar cedo e querer caminhar na praia, saco !!!! ); Ela quer comer de tudo ( gulosa ) e Ele fica na balança , sofrendo na academia; Ela quer viajar pelo mundo real e imaginário ! Gosta da noite, shows, tomar um porre com os amigos, se sentir RICA e PODEROSA ( acho que é da idade, pois não é do feitio da mesma " se ligar " nisso... " Dinheiro não, a carne dura... " como disse Caetano ) e agora QUER MANDAR NELE ! Cacête, briga feia de casal, um princípio de separação à vista ! O corpo se separa da mente, dizem os amigos dele e lamentam as amigas dela; sim as amigas dela são um terror, TODAS unidas " se achando ", fazem um belíssimo grupo, fofocam muito, são coesas, coisas de mulheres de academia... O grupo dele é mais cordato e entende o sofrimento imposto por elas, e até aprovam a separação, sabendo que o recomeço será mais difícil prá ela.
Bem, aqui estou EU no meio dessa briga de casal, sofrendo pelos 2, querendo uma conciliação, buscando uma saída. A idéia surge dentro " dela ", acho que ela dormiu no ponto e não percebeu que será traída. Sim, o pensamento abstrato livre e solto, quase poesia, descamba para o racional e PIMBA ! EURECA!!!! ACHEI... O DESAMOR !!!! O que é isso ? Vou tentar explicar : Você já desejou aquele brinquedo , dos sonhos do Natal ? E Papai Noel te deu outro ( até mais bacana, viu ??? ) e você chorou um pouco MAS , com outros olhos ( talvez da sabedoria social ), abraçou a idéia recheiada de elogios dos convivas " chora não, olha que bonitinho, ele acende a luz e buzina !!! "; lindinho, Papai não pode comprar aquele SUPER-TRANSCENDENTAL-
REMOTOCONTROLER-ATOMICPLUS-DA-TROLL ( Troll é PHODDA, tô velho mesmo...) e você vai gostando de que não queria, lembras ??? Pois bem, agora você tem que fazer o mesmo, mas sem o Titio ajudando, sem chorar e concordando com a troca. Sim, a TROCA e o DESAMOR, duas palavras de ordem para salvar o SEU casamento ( " ele " + " ela " ), para os mais burrinhos e desatentos não é da patrôa que estou falando !
A regra é clara : " A TROCA deve ser feita com o menor desgaste físico, sem contato direto ( pode ser falta ou penalti ! ), em tiro livre-e-direto ao Gol do coração ", " pode-se cobrar a TROCA em 3 tentativas para o Gol e se o Coração agarrar acaba o jogo ! " É danado, o Coração ( puta goleiro, meio gordinho e redondo ), que normalmente não agarra mais nada, defender uma TROCA bem batida ! Mas, acontece, é raro mas acontece e se ele agarrar a sua TROCA você vai ser feliz sem sofrer, caso contrário continue tentando " com o menor esforço físico " , certo?
Tô no jogo, tentando TROCAS, com meu coração peladeiro no gol tentando AGARRÁ-LAS. O campo é encharcado, jogo duro, mas vou tentando minhas trocas : A cerveja pelo suco, o suculento spaguetti " Al carbonara " pela saladinha, a corrida na areia frouxa pelo caminhar " idoso " no calçadão, a noitada no Bar pela insônia ( vejam a hora do e-mail, por favor ), a barriga de tanquinho pela Brastemp escondida na camisa solta, o olhar desviado da linda morena para o caloroso remorso " já fui bom nisso !! ", e por aí vai... Só que, atenção, na arquibancada tem torcida e a do contra é maior que a do teu time viu ?


Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário