sábado, 27 de fevereiro de 2010

A digestão do tempo

A digestão do tempo


Aprendi a comer, desde menino. Mamãe dizia " não coma depressa menino ! ", eu obedecia. Aprendi a mastigar, a sentar na mesa, do pecado da comida largada de lado ao fim da refeição, da boa educação. Comer coisas materiais é fácil, e o tempo ? Sempre me questionei do sentido do tempo, suas garras perigosas, seus segundos voláteis, seu charme amoroso. Sempre quis pegá-lo, colocar um pouquinho no bolso, uma reserva estratégia para prolongar delícias e sabores. Meu maior desejo sempre foi de digerir o tempo, poder colocar no prato aquela fatia suculenta ( mal passada de preferência ), acompanhada de uma linda batata-do-amor e um molho de felicidade pura ! Um vinho do desejo adolescente serve bem, acompanha, completa. Esse é o meu bife de chouriço, um tango maluco da minha cabeça ansiosa, um sonho: Comer o tempo ! Sim, poder tê-lo meu, dentro de mim, digerir essa criatura impalpável e misteriosa, antes que ele me devore por completo ! Uma vingança adorável, com sabor portenho, com toda a magia dos poetas cegos, dos bêbados das cidades grandes.
Será um loucura ? Querer comer o tempo ? Sem antes entendê-lo ? Mas como ? Sou um ansioso nato, não posso, por maledicência genética perceber e acompanhar o tempo, sou ansioso ! A ansiedade é a cegueira, não dá para ver o tempo, um cego não vê e o ancioso não tem o tempo. O tempo passa como uma brisa de verão, vem pelas costas, agradável e se vai rápida sem destino ficando o meu calor interno, sufocado, procurando alívio. Como não administro o vento também não detenho o tempo e não sei usá-lo, ele para mim é sopro. Os desejos são terívelmente aliados ao senhor tempo, quero realizá-los, mas como ? Faço o trabalho teórico de imaginar o desejo, projetar suas cores, como um filme em preto e branco, mudo, sou um Carlitos, um eterno artista do desejo futuro, tentando aproveitar o que nunca aproveitarei: O ansioso não vê e nunca vai digerir o tempo. Fico então com essa arma secreta de sonhador, caçador de emoções, fazendo o tempo meu escravo, neste filme antigo " Em busca da felicidade ". Ás vezes me abraço com a medicina moderna e PIMBA ! Tomo um frontal ! Não conheço a fórmula, nem o gênio que a criou, mas é o oasis no deserto da aflição, que maravilha! Tudo para, o suor, a angústia, o tempo espera por mim, e pouco a pouco o meu filme preto e branco vai ganhando cores, música, encantamento, quase um desenho da disney: A pequena sereia. Agora estou, meio Rei-leão, dentro do meu filme colorido, com os personagens felizes, sentado á mesa, dentadura nova e brilhante, pronto para comer o meu tempo. Saúde ! Vamos brindar à medicina !

Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário