terça-feira, 18 de dezembro de 2012


A inteligência da inteligência

 Existe e vou tentar explicar: não basta ter inteligência para ser inteligente! O que mais vejo são pessoas extremamente inteligentes com atitudes burras ou improdutivas. Não basta conhecer, saber fazer ou ensinar, o resultado depende do que chamo de PADE. O “pade” é que vai definir o” pode”, confuso não é? Vamos lá:

- P – Percepção- Temos que observar e perceber o problema que vamos resolver. Esse primeiro passo tem que ser treinado para não começarmos errado. O problema é realmente seu? Tens que interferir ou só observar que outros façam essa ação? Nesse momento devemos segurar o nosso ego e a ansiedade de querer tudo resolver. Quem gosta de resolver tudo não resolve nada, não tem senso de equipe e, normalmente, é um chato.

- A – Análise- Agora que o problema é teu faça a sua análise, use sua inteligência racional e a emocional para tentar acertar a solução. Digo tentar, pois a solução ainda não foi executada e erros ocorrem. É a hora de “brincar” com as variáveis, simular o jogo do” perde e ganha”, ver de trás prá frente e vice-versa e até concluir que esse problema está além da tua capacidade. Simples, seja humilde; e se preciso for, peça ajuda. Não tenhas medo de ser fraco e franco, enfrente as combinações com frieza e julgue.

- D – Decida – Sim. Agora é a hora de dizer sim ou não! Tenha coragem e resolva, mesmo que possas errar, humano é decidir! Ficar encima do muro é a pior atitude.

- E – Execute- Faça. Temos que fazer o que resolvemos. Muitos acham que basta dar a solução e que o outro vai executar (isso é possível), mas dê o primeiro passo! Mostre que sabes e vá direcionando o teu projeto com todo carinho para teu executor ter a certeza da tua certeza, acreditar no sucesso da tua opção. O sucesso é o caminho mais difícil, sempre! Tenha ação nos teus olhos, mostre desejo de ver o produto pronto, administre o tempo e os recursos. Agir é um ato de coragem e será a tua assinatura! Não adianta nada ser um teórico! Faça como Santo Dumont e sobrevoe Paris dirigindo teu avião. Viva a tua aventura do começo ao fim. Desejo-te sorte.

 E agora? O leitor leu, não sei se entendeu e muito menos se gostou. A minha vontade é de tentar passar a ideia que ser inteligente é muito mais complexo do que o título, do que o cargo e que teus méritos conquistados. Inteligente é quem usa o PADE no PODE e não FOGE!

 Rumo ao sucesso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário