domingo, 27 de março de 2011

O efeito Biliguinha

O efeito Biliguinha

Que diabos é isso? Vudu? Macumba? Passe de terreiro? Febre africana? Não...
Biliguinha foi um funcionário meu. Rapaz franzino, pretinho, um belo sorriso no rosto e uma vontade enorme de crescer, ser gente e reconhecido. Ele foi contratado como servente de obra e por sua incompetência física e avantajada inteligência foi direcionado para trabalhar no barraco da obra. A construção civil é terrível, não há conforto, pouca higiene e comida ruim, os operários sofrem... Uma realidade em nosso País. O “escritório” da empresa prestadora de serviço é uma adaptação, feito de madeira, desarrumado, improvisado ! Sempre tentamos melhorar, MAS a construtora não vai investir em algo mais digno sem uma força maior ($$$), e vamos convivendo com defeitos e buscando uma solução... BILIGUINHA !!!
Ele chegou ao barraco e como auxiliar colocou tudo em ordem, limpeza total, plantas arrumadas, prancheta, cadeira, abriu uma janela (melhorou a ventilação), e foi arrumando os papéis. Era um gênio! Não compreendido até chegar a sua chance.
Obra em Copacabana, um pedaço de madeira caiu do Décimo pavimento e veio quicando nas proteções até atingir o teto de um belo automóvel de uma “nem tanto” bela mulher, uma loira, perua e casada com um Juiz de direito! Não era um problema fácil para uma tarde de sexta-feira, sem o engenheiro na obra e tudo certo para dar uma tremenda confusão... E deu!
Carro amassado, perua na pista, celular na mão e a “bronca” estava se formando. A laureada esposa ligou para o afamado marido que de imediato acionou o chefe de polícia que de pronto enviou a viatura! Pronto, ferrou de vez! “Quem é o responsável pela obra ???” O PM com cara de bravo com a Perua com a madeira na mão olhando para a vítima que se prontificasse a aparecer... BILIGUINHA !!! O nosso herói !!! A obra não tinha engenheiro, mas tinha um mais competente funcionário do mundo !!! BILIGUINHA !!!
De pronto o nosso herói disse que a obra tinha registro no CREA, documentações em dia, funcionários registrados, todos os parâmetros de segurança em dia, recém fiscalizada pelo Ministério do trabalho e que TODO E QUALQUER PREJUÍZO seria arcado pela empresa responsável! O guarda olhou aquele pedaço de gente e de imediato não acreditou... “Quero falar com o responsável!“ Nosso herói não se abalou, não tinha celular, mas a digníssima senhora proprietária do veículo atingido disponha de um aparelho! “A senhora permite que eu faça uma breve ligação em seu celular para contatar com o DONO da empresa?” A loira tremeu... Olhou para o PM e ouviu as buzinas dos carros que já engarrafavam a rua, para ver a confusão: Copacabana é um teatro ao ar livre, em qualquer movimento policial aparecem os curiosos... “Morreu?” Obra é sempre um problema! “A velhinha do lado balançava a cabeça afirmativamente...
Bem, vamos encurtar a estória. Biliguinha ligou no celular da Madame, não encontrou o chefe e decidiu “Senhora, podemos partir diretamente para a oficina de sua confiança e faremos o orçamento do conserto de seu carro, o PATRÃO PAGA!” Nesse momento eu senti uma fisgada nas costas (Vudu), estava dirigindo e tocou o celular, a minha secretária adiantou o problema” Doutor, tem um incidente na obra de Copacabana e era importante o senhor ir prá lá, pois a dona do carro danificado não aceita conversar com ninguém, só com o Senhor...” Lá fui eu tentar resolver o problema, que já estava resolvido! Biliguinha acalmou a dama, liberou o policial e estava com o orçamento do carro nas mãos, conversando alegremente com a Perua, já sua amiga de anos a fio! Encontrei a dupla no bar da esquina, ela tranqüila, ria muito das piadas do Biliguinha! Quando me apresentei ela era só elogios “Esse rapaz é muito eficiente, levou o carro para a minha oficina favorita, fica pronto amanhã! Está tudo resolvido! Já liguei para o Paulo (Juiz) e disse que estamos bem, o senhor paga a conta do carro e manda os dois funcionários para consertar um vazamento lá na minha cozinha, o BILIGUINHA disse que é coisa fácil e dá prá resolver em dois dias! Tudo certo, prazer Ruth! E com a conta da oficina na mão estendida nos despedimos... Não acreditei...
Resumo, Biliguinha tinha inteligência emocional e dominou a situação. Perguntei: “Biliguinha, consertar uma Mercedes Benz por esse preço baixo, como você fez?” Ele disse, Doutor é melhor consertar o vazamento da Madame e o piso do gerente da loja... O preço era muito maior e o senhor tem uma equipe muito boa, já combinei com os “meninos” para começar amanhã, certo? “E de boca aberta me fiz de bobo... Biliguinha tinha razão, tudo facilmente resolvido, rápido, direto, objetivo. MARAVILHA !!!
No dia seguinte a notícia tinha corrido a empresa, Biliguinha era um herói! Eu já providenciava uma promoção para o fenômeno, no próximo mês!
O tempo passou e ninguém falava mais do Biliguinha, eu perguntei no mês seguinte, cadê a promoção do “Bili “, já íntimo do herói ! Doutor, ele foi DEMITIDO !!!! Amigos que susto ! Como ??? Quem fez isso ???
Moral da estória: O sucesso incomoda, muito, muito mesmo... Depois do evento os “colegas” de trabalho do” Bili” começaram a puxar o tapete do garoto, foi induzido a erros, tudo era culpa do Biliguinha, voltou para a “ ferramenta “, carregando os entulhos da obra. Não o vi mais... Fiquei triste, como pode um sujeito esperto e inteligente sair assim. Errei, fui elogiar um servente e pequei. Minha avó dizia “Nunca mostre seu ouro, eles devem ficar no fundo da gaveta” Verdade... Perdi o melhor funcionário desse mundo.
Aprendi a lição e penso que se fosse no EUA o nosso herói seria o famoso BILLiguinha GATES !!! Com certeza !!!


Roberto Solano

Nenhum comentário:

Postar um comentário