Paris em festa
Paris é a cidade mais visitada no mundo! Isso vocês sabem. Eu, por sorte e um pouco de competência, tenho visitado a linda cidade todos os últimos anos. E posso afirmar: surpreendo-me todas às vezes com seus segredos e misteriosos visitantes.
Esse ano é a vez dos Chineses! Que loucura! Um povo mal vestido e mal educado. Eles são os ricos da vez. Já foram os Americanos, os Japoneses e agora os Chineses, sem contar com os Brazucas que circulam por lá!
O termômetro é a galeria Lafayette. O coração do comércio de turistas endinheirados. Todos os balcões tinham atendentes que falavam a língua complicada dos “olhos puxados”. E tome confusão! Fui olhar algo e pedir para ver nas mãos. Que nada! O pau comeu com a chinoca atendente e a sua irmã de terra. O troco! Esse é o problema! Moedas. Não entendem as nossas contas, não tem ábaco para conferirem as contas, lógico que dá confusão: um Confúcio vale quantos euros? Sei lá!!! O pau come legal! E isso vi várias vezes. E para explicar o “Tax free” , hem ??? O que ??? Vocês vão devolver o dinheiro ??? Então devolvam AGORA !!! A porrada come de novo!
Desisti de comprar...
Fui passear pela cidade e olhar suas ruas, seus prédios e o povo. Conclusão: tem mais doido que aqui ! Meu Deus !!!
A minha sábia irmã me explicou : “ Doido é como barata, no calor vão prá rua ! “. Certa ela ! Certíssima!!!!
O homem parou com sua mala de couro na mão. Parecia pesada. Olhou para o outro lado da rua e nada... Fez a clássica pose de quem espera um amigo... Nada. Olhou o relógio e ajeitou o cabelo! Esse foi seu erro! Doido não sabe arrumar cabelo! Aí eu percebi que a roupa dele não era moda não, meio confuso o traje, cores difusas e sapatos tortos, cachecol no pescoço e um casaco de couro surrado: DOIDO MESMO!
Sacanagem... O amigo do doido da esquina não veio na hora combinada e estragou a viagem estelar que eles tinham combinado! Uma voltinha em marte com direito a tomar um Bordeaux na lua! Programão!
O doido deu uns gritos e se foi... Pedi a conta e fui passear com os olhos já críticos, procurando mais “colegas”, estava cheio! As baratas estavam danadas, tomando sol e circulando! Circulando !!!
Voltei para o hotel na esperança de não encontrar outros. Dormi. Sonhei com os sãos...
Novo dia, descendo a Rue d’école de medicine e ouço uma voz alta e forte:
“I don’t like USA”
Eu, de pronto, respondi:
“Me too”
Tudo resolvido, mais um doido me achando com cara de americano. Tá certo ele! Sou um latino americano, das bandas do sul, não sou da terra de Obama! Pouco importa...
É Paris, com seus encantos, truques que me seduz. Gosto de ficar no mesmo bairro, quieto, vendo gente descente, estudantes e doidos na rua, comendo bem! Isso não se pode negar: um bom vinho e comida gostosa.
Já estou com vontade de voltar, mas enquanto isso não acontece vou dar uma paradinha lá no Pinel para matar as saudades...
A bientôt
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário