segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Dez

 10


O número 10 foi inventado para contar os dedos e ficou. É, talvez, o mais emocional de todos ( excluindo o zero que é hors concours ), e desejado também. Eu poucos 10 ganhei na vida e hoje agradeço por isso: a nota máxima faz a pessoa ficar chata, convencida, se sente superior e... No futuro você terá problemas. Meu primeiro 10 veio em uma redação no tempo do ginásio, colégio de São Bento, o tema nem me lembro mais; lembro que resolvi fazer uma poesia ( sujeito muito afoito ) e veio o resultado com um 10 com mais uma fileira de zeros rodeando a página. Acho que é por isso que eu tento fazer poesias, a culpa é do professor José Maria e de alguns livros que li. Voltemos ao número 10, um senhor festivo e bonito de se falar: eu adorava acompanhar o resultado das escolas de samba, nas quartas-feiras tristes de cinza vinha aquela voz forte e emocionante: " comissão de frente 10 ! Nota 10 !", não sei o porque mas as notas máximas para bateria eram mais emocionantes, na minha cabeça. Importante é saber que não existe a nota 10 para o amor, nunca terás um caso amoroso que mereça; já a paixão ganha nota 1000 e se vai muito rapidamente para ficar, próxima, de zero. Não existe a perfeição nas coisas do coração, só o momento único e estelar em que vives esse devaneio. E agora, como sou fraco em obter nota 10 fui buscar uma nova solução: 10%! Aceitei na mosca ! Estou procurando melhorar em 10% minha saúde e minha paciência, também me contento com os 10% que me oferecem, os outros 90% deixo para lá. É a peneira da vida, separe os 10% de melhor para você e procure se livrar do restante, serás mais feliz e, se der sorte, vais viver 10% mais do que aqueles que buscam, desesperadamente, a nota 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário