sábado, 4 de janeiro de 2014

Latrina






Latrina

 Muitos não sabem o significado:
Significado de Latrina
s.f. Lugar reservado para dejeções; privada; reservado.
Sinônimos de Latrina
Sinônimo de latrina: cloaca, retrete e sentina
Definição de Latrina
Classe gramatical: Substantivo feminino

Separação das sílabas:
 la-tri-na


Plural:
 latrinas


Muitos não vão se interessar em saber, pois caiu em desuso, como tantas outras palavras e gírias. Esse rapaz é um “pão "... Vixe, que coisa antiga... Caramba! Também.
 Voltando à minha latrina. Uma empregada lá de casa pediu, belo dia de sol, à minha mãe para visitar o “Cristo Arrebentô”, creio que sabia que a peça foi esculpida na frança. Mamãe corrigia: Cristo Redentor Maria, Redentor... Semana seguinte: Quando a senhora me leva para ver o “Cristo Arrebentô? “
 Hoje concordo com Maria, o Cristo arrebentou mesmo, de calor. Os turistas estão lá (tentando chegar) e se arrebentando de calor também. O Rio de Janeiro continua lindo! Aquele abraço! Nem abraço se vê mais nas ruas, só um povo fugindo do sol escaldante, vendedores de sombrinhas e água mineral. Motoristas de ônibus suando e naturalmente irritados na cidade em obras para a Copa e as Olimpíadas. Caos. O carioca é acostumado a “driblar” as dificuldades com bom humor e uma cervejinha gelada (não subiu de preço ainda). Uma coisa é certa: O Cristo arrebentou e a “chapa está quente”, o mar escuro com a água de latrina (dizem ser de uma alga inofensiva), vamos tomar banho de cachoeira? Temos algumas na cidade maravilhosa. Cuidado com os “gatinhos” como disse o segurança aqui da rua: eles estão soltos, e passam a mão em quem der bobeira. Li que os mais roubados no réveillon de Copacabana eram os turistas que carregavam a caixa de isopor na cabeça. Imagine a cena, você em grupo de amigos, com o isopor cheio de cervejas e a clássica garrafa de champanhe gelada, carregando na cabeça (lembro-me da música antiga “lata d’água na cabeça lá vai Maria lá vai Maria, sobe o morro e não se cansa pela mão leva a criança, lá vai Maria...) a caixa de bebidas, feliz, na rua brincando, até... O “gatinho” bate a tua carteira e corre! Acabou tua festa, meu cantante amigo.

 Pois é, estamos na Latrina e não sabemos (ou não queremos acreditar). Recomendo aos turistas: não venham para o Rio sem ter um guia local, onde guia é sinônimo de amigo e morador há anos neste grande banheiro. Agora se és masoquista, então “come in”. Benvindo!

2 comentários:

  1. Caro Solano,
    Tudo que você narra é deplorável. Só que acontece em muitas praças do circuito Elizabeth Arden e ninguém comenta por aqui. Tenho dois amigos que nunca foram assaltados no Brasil. Um deles, ao entrar em uma estação do metrô de Paris, sofreu o chamado assalto a mão armada. Levaram dinheiro, cartões e, o pior, documentos. Outro teve uma capanga (que coisa antiga, né?) roubada em NYC, agora na passagem de ano da Broadway. Resumindo: não existem grandes aglomerações só com bonzinhos.
    Detalhe pitoresco: o amigo que foi roubado na França, prestou queixa em uma delegacia. Informação da "ôtoridade": devem ter sido marroquinos. Eles estão em todas as partes.
    Tenho uma cunhada escocesa que chegou ontem ao Rio de Janeiro, com o marido inglês. Sonham o ano inteiro com essa viagem e, já que você está aqui no Rio, podemos marcar um encontro com eles. Talvez eles possam lhe contar porque acham que o inferno que você vê no verão carioca é o céu para eles.
    [ ]s, PP

    ResponderExcluir
  2. Prezado Paulo
    Com razão você comenta fatos deploráveis em outros países. Segurança é, antes de tudo, uma postura. O turista é sempre alvo fácil por estar relaxado e distraído. O que me aflige é o despreparo de uma cidade que vai receber grandes eventos sem condições de atendimento ao turista: é como ir para Paris e não poder ver ( subir muito menos ) a Torre Eiffel. Não há policiamento adequado nem postos de informação, o cidadão que for " sorteado no azar " nunca mais voltará por aqui... Obrigado pelo valioso comentário! Abraço.

    ResponderExcluir